Aterro Sanitário: conheça o de Ituiutaba

O Aterro Sanitário é o local adequado para destinarmos a parte dos resíduos que não tem utilidade, os rejeitos. O aterro sanitário possui técnicas de segurança que protegem o solo, o lençol freático e a atmosfera. Por meio de medidas que visam impermeabilizar o solo, coletar o chorume (líquido do lixo) e captar o gás metano (o mais poluente dos gases efeito estufa) o aterro sanitário é a única forma admitida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos PNRS (12.305/10) para a destinação dos rejeitos.

AterroSanitário Polita Goncalves

Aterro sanitário de Ituiutaba

Ituiutaba possui um aterro sanitário desde 2004. Construído seis anos antes da sanção da PNRS seu projeto contemplou as exigências legais. O projeto dispõe de espaço para compostagem de resíduos orgânicos, para trituração de resíduos de construção, conta com instalações para a coleta de chorume, e galpão para armazenamento temporário de resíduos especiais. Ele conta ainda com um prédio para abrigar o centro de pesquisa e a administração, além de ser todo cercado evitando a presença de pessoas e de animais, garantindo a contenção de resíduos que podem ser deslocados com o vento principalmente as sacolinhas plásticas de supermercado.

 

Lixo Zero e Vida útil do aterro sanitário

O aumento da vida útil de um aterro sanitário deve ser controlada com a seguinte conta: quanto mais integrada for a gestão dos resíduos menor será o volume de resíduos enviados ao aterro sanitário, aumentando assim sua vida útil.

O conceito “lixo zero” utiliza-se de tecnologias, programas e processos que permitam buscar ao longo do tempo a META DA NÃO UTILIZAÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO como elemento de destinação final dos resíduos sólidos urbanos.

Como exemplo de município “lixo zero” temos Capannori, na Itália; e de empresa “lixo zero”, a Whirlpool. Ambas priorizaram outras formas de destinação de resíduos como reaproveitamento, reuso, reciclagem minimizando ao máximo o uso do aterro sanitário.

 

Fontes:

http://www.whirlpool.com.br/2013/01/whirlpool-reduz-o-envio-de-residuos-para-aterros/

http://www.jornaldopontal.com.br/index.php?ac=news&id=11465

http://www.lixo.com.br/content/view/144/251/

Programa Ituiutaba Recicla

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s