Venda a granel. Quais os benefícios dessa prática? por Alice Drummond

le reseauvrac    Readquirir certos hábitos do tempo da vovó, como comprar a granel, por exemplo, vai nos levar a um caminho cuja estrada é mais longa.

No dia 03 de julho celebramos o dia internacional livre da sacolinhas plásticas. A necessidade, que virou tendência mundial, é de que reduzamos o uso indiscriminado das sacolinhas plásticas e optemos pelo uso racional, sob o qual compreendamos de fato a necessidade delas nas nossas vidas.

Para reforçar as ideias recorrentemente apresentadas nessa coluna hoje vamos conhecer o que muitos comerciantes franceses estão fazendo para colaborar na redução de embalagens e consequentemente de lixo.

a granel 2

Eles estão vendendo a granel. Isso mesmo, a granel. E a cada dia que passa a rede se torna maior. É por isso que muitos desses comerciantes franceses e da região de Paris criaram uma rede e desenvolvem ações em conjunto, muitas delas auxiliados pela equipe da associação não governamental voltada para essas questões, a Zero Waste France (Lixo Zero França).

A Rede a GranelLe Réseau Vrac em francês – é composta por atores do setor a granel, ou seja, a venda de produtos não pré-embalados. Hoje, mais de 50 projetos em supermercados em toda a França, além de estabelecimentos comerciais (outlets) que oferecem produtos a granel alguns totalizando 100% de seus produtos.

a granel 4

Um exemplo da organização da Rede a Granel é a site na internet – http://reseauvrac.wix.com/info_ – com os endereços e informações desses estabelecimentos que se propõem a vender a granel e dessa forma promovem:

a redução do uso de embalagens descartáveis que atualmente representam por volta de um terço dos resíduos produzidos por nós. A compra a granel utilizando embalagens reutilizáveis ajuda a diminuir a produção de resíduos;

menos desperdício alimentar uma vez que a venda a granel permite a escolha da quantidade exata desejada podendo contribuir para a redução da comida jogada fora;

mais economia pela venda a granel que propõe uma economia entre 10% e 40% no preço de produtos de qualidade em comparação aos produtos de grande circulação;

mais local já que a venda a granel pode ser uma ótima oportunidade de favorecer os produtores locais brasileiros e mesmo aqueles menores cuja produção está próxima do local de venda;

E finalmente, – apoiar a atividade econômica e os laços sociais já que estas práticas são uma oportunidade para recriar a ligação entre o comerciante e os seus clientes e revitalizar a economia local.

a granel 6

Voltar aos tempos da vovó a reassumir certas atitudes e hábitos é uma das condições conferidas a nossa geração para que as próximas, ou seja, nossos netos possam conhecer um mundo como o conhecemos, ou até melhor e ainda mais bonito, a depender do nosso comprometimento.

Temos muito trabalho pela frente, mas correntemente vemos atitudes relativamente simples que nos anima a seguir confiantes, não!?a granel 5

Nos escreva: sugira um tema pra coluna; exponha suas ideias, dificuldades e/ou propostas para seguirmos rumo a um mundo com menos “lixo” e mais recurso: lixozeroitba@gmail.com

Esse espaço é de todos!

*Alice Drummond é consultora/especialista em Resíduos Sólidos pela UnB e mestre em Governança de Resíduos Sólidos pela Sorbonne Nouvelle Paris 3.

 a granel 3

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s