Workshop “Retorno Legal” sobre a logística reversa de embalagens de óleos lubrificantes.

Como reduzir custos e adequar sua empresa à legislação vigente?

Você quer aprender a reduzir custos com o gerenciamento de resíduos, estar de acordo com a lei, aumentar a lucratividade da sua empresa e ainda ter um ganho em imagem?

Então você deve participar do Workshop “Retorno Legal” sobre a Logística Reversa de Embalagens de Óleos Lubrificantes que será realizado pela Resíduo de Valor Consultoria e Projetos em duas edições nos próximos dias 11 e 18 de agosto de 2015.

O workshop tem duração de 3 horas e cada edição é destinada a dez empresas com dois participantes cada, totalizando 20 participantes por edição.

 

Contexto legal das embalagens de óleos lubrificantes

O universo dos postos de combustíveis, concessionárias de veículos e oficinas mecânicas produzem resíduos classificados como perigosos e contaminantes, altamente prejudiciais ao meio ambiente e ao ser humano.

Cada vez mais existem resoluções legais que determinam o correto gerenciamento desses resíduos a fim de que sejam evitados prejuízos ambientais, sociais e econômicos. A mais recente determinação legal nesse sentido é a logística reversa de embalagens de óleos lubrificantes, oficializada através de Acordo Setorial assinado no final do ano de 2012, instrumento instituído pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS 12.305/10).

Essa determinação é válida, há mais de dois anos, em todo o território nacional. No entanto, ainda são muitos os postos de combustíveis, concessionárias de veículos, auto centers e oficinas mecânicas que desconhecem essa exigência legal.

Esses estabelecimentos comerciais pagam pela destinação das embalagens de óleos lubrificantes, mas estão sujeitas à fiscalização, e pior, a multas e penalidades, uma vez que existem irregularidades de diferentes tipos e natureza no gerenciamento desses resíduos.

 

Correto gerenciamento de resíduos contaminados

O correto gerenciamento de resíduos pode trazer benefícios além de reverter prejuízos em lucro. Além disso, os empreendimentos comerciais de óleos lubrificantes estão sujeitos a essa determinação legal que os exige adequação a fim de passar pelas fiscalizações e evitar autuação e multas.

As licenças ambientais, e suas renovações, estão diretamente ligadas ao cumprimento desse aparato legal que inclui o acordo setorial de logística reversa de embalagens de óleos lubrificantes. Consequentemente, a adequação legal se faz imperativa para a continuação do negócio.

 

Benefícios: redução de custos e a adequação legal

O objetivo do Workshop “Retorno Legal” sobre a Logística Reversa de Embalagens de Óleos Lubrificantes é capacitar gestores e colaboradores de postos de combustíveis, concessionárias de veículos, auto centers e oficinas mecânicas.

O Workshop “Retorno Legal” foi elaborado pela Resíduo de Valor Consultoria e Projetos, leia-se Alice Drummond, em parceria com a Green White Space, empresa sueca de projetos ambientais. O conteúdo prioritário a ser trabalho no Workshop “Retorno Legal” é a redução de custos e a adequação à lei por meio da compreensão da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS 12.305/10) e a logística reversa para embalagens de óleos lubrificantes.

Entre os benefícios e resultados almejados aos estabelecimentos comerciais participantes estão a:

  1. Redução de custos;
  2. Adequação legal;
  3. Conhecimento e informação, consequentemente melhores práticas no gerenciamento de embalagens de óleos lubrificantes e resíduos contaminados e perigosos;
  4. Reversão de desperdício e prejuízo em lucro financeiro e de imagem;

Cronograma

A primeira edição do Workshop “Retorno Legal” acontecerá no dia 11 de agosto, de 09h às 12h na sede do Sindicomércio Ituiutaba, no edifício Jóquei Clube, 12º andar, na Av. 15, nº 895 (Calçadão)

A segunda edição do Workshop “Retorno Legal” acontecerá no dia 18 de agosto, de 19h às 22h na Cancella Veículos, na rua 20, nº 1234.

As vagas são limitadas a dez empresas por workshop.

Entre em contato pelo telefone: 34.96901979 ou pelo email alicedrummond@gmail.com

 

Edição Workshop Data Local de realização Endereço Observação
1ª edição Workshop “Retorno Legal” 11/08/2015

Terça-feira

09h às 12h

Sindicomércio Ituiutaba Av.15, 895,

Ed. Jóquei Clube, 12ºandar

As vagas são limitadas a dez empresas por edição
2ª edição Workshop “Retorno Legal” 18/08/2015

Terça-feira

19h às 22h

Cancella Veículos Rua 20, 1234
 

Contato pelo telefone: 34.96901979 ou pelo email alicedrummond@gmail.com

 Realização:

11779153_980784351984075_2019641303_o

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s