Jogue o Lixo no Lixo *Por Thiago Lima

Todos nós sabemos que jogar lixo no chão é errado. Faz parte da boa educação sempre jogar o lixo no lugar certo. Se não aprendemos em casa, sempre somos alertados todos os dias por pessoas ou placas. Mas, então, por que muitas pessoas ainda jogam lixo na rua? Muitas vezes essa pergunta me veio a tona. É verdade que as vias públicas possuem pessoas responsáveis por sua limpeza, os garis, mas não é por esse motivo que tenho o direito de continuar emporcalhando a rua, certo?

A responsabilidade individual e a boa educação para o convívio em sociedade é algo que deve ser treinado todos os dias. Não podemos prestar atenção apenas em nossa vida quando vivemos e compartilhamos espaço com outras pessoas. Ter um bom senso de qual é o seu espaço e como nossos atos interferem nas outras pessoas é fundamental para a nossa vida em sociedade. Se ao sujar uma via pública, jogando uma latinha no chão por exemplo, eu posso contribuir com o entupimento de um bueiro por exemplo, esse ato não contribui para uma vida harmoniosa em sociedade.

Principalmente em grandes cidades uma boa parte do orçamento é gasta com a limpeza dos rios, para catar lixo jogado indevidamente nas vias públicas, ou na limpeza de galerias subterrâneas, sujas pelos mesmos motivos. Esse trabalho é feito para evitar enchentes. Esse é um dinheiro que poderia ser empregado em outras áreas de nossa sociedade, caso mais gente tivesse consciência que deve-se jogar lixo no local certo.

Mesmo em grandes festas não se deve jogar lixo em locais errados. Quando estiver nas vias públicas ou estradas é sempre bom lembrar que jogar lixo na rua ou arremessar pelo vidro é uma atitude errada e feia. Deve-se sempre levar o lixo contigo até a lixeira mais próxima. Nós sempre soubemos e somos constantemente alertados sobre isso, mas nunca é demais lembrar. Vamos botar em prática a nossa melhor versão, fazer o que é correto sempre, mesmo que pra isso precisemos ficar puxando nossa orelha todos os dias, e nos esforçar individualmente para que tenhamos uma sociedade com convívio mais harmônico.

lixonolixo

*Thiago Lima

Tecnologia, Inovação, Educação e Empreendedorismo – É assim que mudamos o Brasil. Sou Engenheiro Eletricista, estudante de mestrado do Rochester Institute of Technology e Diretor de Marketing do site Embarcados. Faço parte da Plataforma Ituiutaba Lixo Zero onde escrevo para esse jornal regularmente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s