Reciclar é viver por Ana Carolina Abdulmassih

recilcar e viver

Em tempos nos quais é evidente o impacto do lixo no planeta, é preciso que haja conscientização sobre a melhor forma de lidar com os objetos descartados.

O ideal seria reduzir o consumo e consequentemente, o acúmulo de resíduos sólidos.

Entretanto, como a produção de embalagens e produtos descartáveis vem aumentando nos últimos trinta anos, é importante ter atitudes que auxiliam a preservação do meio ambiente.

Nesse sentido, a reciclagem é uma forte aliada, pois além de todos os benefícios para a natureza, favorece o desenvolvimento econômico.

A reciclagem auxilia na diminuição da poluição da água, do ar e do solo.

Os materiais mais reciclados são: vidro, papel, alumínio e plástico, mas também o lixo orgânico, que é utilizado na produção de adubo, para ser usado na agricultura.

10composto-organico-cursos-cpt

Existem diversas possibilidades de reutilização de resíduos, de forma sustentável e é de suma importância que o cidadão saiba que, independente de ações governamentais, são atitudes individuais que fazem a diferença no dia a dia.

Por isso, apontamos algumas informações que podem contribuir para essa prática.

Para começar, descubra quais os programas de reciclagem em sua região, alguns sites como o http://www.rotadareciclagem.com.br/index.html oferecem meios de busca.

Saiba o que pode ou não ser reciclado e faça a separação de não recicláveis e de recicláveis, sendo que esses devem ser separados por tipo, como por exemplo: vidro, papel, metal, plástico etc.

materiais reciclaveis

Separe os itens e certifique-se de que estão limpos, lave e retire qualquer resto de alimento ou bebida.

Sobretudo, procure conscientizar e informar as pessoas que estão ao seu redor e vá além, pois, a redução do consumo faz uma enorme diferença no volume dos aterros, diminui a degradação e evita danos futuros.

reciclar e viver

*Ana Carolina Abdulmassih – natural de Ituiutaba, estudou Direito na Universidade do Estado de Minas Gerais, filósofa por natureza, apaixonada pela vida e pelas relações sociais inerentes a ela, sempre em busca do saber, crescer e compartilhar, em prol de um mundo mais harmônico e sustentável.

Anúncios

2 opiniões sobre “Reciclar é viver por Ana Carolina Abdulmassih”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s